• SEMANA DE 16 A 22 DE MARÇO

    De março a agosto de 2020, o Sesc Carmo (SP) apresenta o projeto “Centro em Concerto”, em espaços históricos no centro da cidade. Na terça-feira (17),  às 13h, ocorre a primeira apresentação, “A Herança Indígena”, no Pateo do Colégio, e ressalta um repertório não só das etnias habitantes de São Paulo, como os Guarani-Mbyá e Kaigang, como também de outras regiões do Brasil.

    Além dos concertos mensais, o Sesc Carmo oferecerá o curso “Vozes de São Paulo”, que enfoca, histórica e musicalmente, os conteúdos abordados nos seis concertos que compõem o projeto.

    As bandas nacionais Chimarruts e Mato Seco integram a programação do festival Reggae Live Station, que ocorre na sexta-feira (20) no Espaço as Américas (SP).

    Após seis temporadas no Rio de Janeiro, o musical Agnaldo Rayol - A Alma do Brasil reestreia em São Paulo. O cantor e ator Marcelo Nogueira apresenta em formato de monólogo musical as algumas das canções que marcaram a trajetória de Agnaldo Rayol. O espetáculo ocorre nos próximos dois sábados (21 e 28), às 18h, no Teatro Fernando Torres, no Tatuapé.

    A ONG Canto Cidadão está com um Edital aberto para a contratação de 25 eventos, com duração de 3 horas cada, que comporão parte da agenda do programa CantoEduca, durante os meses de maio a dezembro de 2020.

    Podem se inscrever candidatos(as) maiores de 18 anos, com CNPJ e experiência comprovada para ministrar as oficinas ou palestra em temas relacionados a Música, Ludicidade, Palhaçaria e Artes Cênicas, entre outros temas. Mais informações aqui

     

  • SEMANA DE 9 A 15 DE MARÇO

     Segue até 5/4 a temporada de O Canto de Ninguém no Teatro Italia (SP). Com texto de Luccas Papp, que está em cena ao lado da atriz Fabi Bang, a peça tem direção de Kleber Montanheiro e direção musical de João Carlos Martins. As sessões ocorrem de sexta a domingo.

    O rapper alagoano Vitor Pirralho relançou pela Som Livre o álbum A invençao é a mãe das necessidade com participações de Ney Matogrosso, Ellen Olléria, Zeca Baleiro e Pedro Luís.

    E por falar em Pedro Luis, a carreira do cantor, compositor e instrumentista ganha retrospectiva em documentário de Pedro Bronz intitulado “O Astronauta Tupy” — nome do primeiro disco do coletivo “Pedro Luis e a Parede”. O filme, que estreia na programação do canal Curta!, tem como foco as composições do artista, além de encontrar seus parceiros profissionais e relembrar seus shows, seus discos de sucesso e seus eventuais fracassos.

    Em cartaz no Projeto Café com Música do SESI da Paulista, a cantora e compositora sorocabana Márcia Mah apresenta o show acústico onde reúne músicas de seus quatro álbuns e de espetáculos em que atuou em seus 30 anos de carreira.

    Em formato intimista com cordas e percussão, Márcia é acompanhada dos músicos Luiz Anthony (violoncelo e bandolim) e Zé Marcos (violão). As apresentações prosseguem nos dias 15 e 31 de março, em três diferentes horários por dia, e vão até junho.

    Nesta semana, a banda Rádio Táxi entra em estúdio para a gravação de um novo single e videoclipe; a musica escolhida pela banda é a regravação de “Se Você Pensa”, uma composição de Roberto e Erasmo Carlos, gravada em 1968. A versão que será gravada pelo Rádio Taxi, fará parte do projeto - 30 anos de carreira, com lançamento previsto para o mês de abril.

    A cantora Larissa Luz está confirmada no line up do Afropunk Paris, que está em sua décima quinta edição, nos dias 11 e 12 de julho. No mesmo line up figuram nomes como Lauryn Hill, Coldlink, Ari Lennox, Nissi e G More.

    A artista é a única brasileira da programação do evento, um dos mais importantes festivais de cultura negra com edições em diferentes metrópoles do mundo, que em 2020 tem como tema Strengh in Struggle.

     

  • SEMANA DE 2 A 8 DE MARÇO

    O músico paulista Fernando Baggio e o carioca Diego Zangado lançam, na segunda-feira (2),  o livro “Samba de bateria: a linguagem do samba para bateristas e percussionistas” (editora Tipografia Musical), no Teatro João Caetano (RJ). O livro tem prefácio do pesquisador e sambista Nei Lopes.

    A gravadora belga [PIAS] Recordings anunciou o lançamento mundial do novo álbum de Bebel Gilberto. Produzido por Thomas Bartlett, "Agora" (Now, em inglês) é o primeiro disco de estúdio da cantora e compositora brasileira em seis anos e estará disponível a partir de 1º de maio em todas as plataformas digitais e no formato CD.

    O Coral Universidade de São Paulo (Coralusp) está com inscrições abertas para sua temporada de 2020. Não é necessário ter vínculo com a USP, apenas querer desenvolver-se como cantor e participar de atividades musicais. Os candidatos devem preencher o formulário no site do Coralusp, e, a partir daí marcar um horário para um teste.

    No sábado (7), às 16h30, a Casa-Museu Ema Klabin e o Violão e Ponto celebram o Dia Internacional da Mulher com uma tarde de violão instrumental. O show, gratuito, reúne mulheres violonistas em vários estilos musicais. A Fundação Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43, Jardim Europa/SP.

    Em março, o Sesc Vila Mariana (SP) homenageia compositoras e intérpretes da música de concerto, com aula espetáculo e série de apresentações que ressaltam a importância e o protagonismo das mulheres na música. As apresentações iniciam com a aula-espetáculo Mulheres na Música, com Camila Fresca e Karin Fernandes (7/3) que traçarão uma linha cronológica musical realçando a presença das compositoras e intérpretes na história.

    A história da música popular brasileira é revista por Nelson Motta na série "101 canções que tocaram o Brasil". O jornalista e produtor faz um passeio pela história da música popular brasileira, começando pelas marchinhas carnavalescas e pelo samba.

    Dividida em 13 episódios, a produção é inspirada no livro homônimo assinado por Motta. O programa vai ao ar na Segunda da Música, às 23h30, pelo Canal Curta!, com outros horários alternativos.

     

  • SEMANA DE 17 A 23 DE FEVEREIRO DE 2020

    Ocorre nesta 2.ª-feira( 17), a partir das 19h30, a cerimônia de premiação dos vencedores da 63º Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticas de Arte). O evento ocorre no Teatro Sérgio Cardoso (SP) e o Prêmio Especial será concedido a Fernanda Montenegro.

    Também nesta 2.ª-feira, e também em SP, a lendária Banda Redonda dá seu grito de Carnaval a partir das 19h30, em frente ao Teatro Eugênio Kusnet.

    E por falar em carnaval, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), tradicional espaço cultural da zona norte de Sampa, promove a festa no período de 22 a 25 de fevereiro. A entrada no evento é gratuita.

    A cantora, compositora e percussionista Karina Buhr faz show de lançamento do disco Desmanche no sábado (22) no Cais da Alfândega, no Recife (PE). A apresentação integra a programação do festival Rec-Beat, que neste ano celebra os 25 anos de existência.

    O Sesc Consolação e Biblioteca Monteiro Lobato promovem três dias de folia na Vila Buarque (SP). Com o tema Passarinhos Passarão, a programação de carnaval terá oficinas, intervenções artísticas e apresentações dos blocos infantis Emílias e Viscondes, Bloquinho do Giz e Cecilinhas & Buarquinhos. A programação, que é totalmente gratuita, acontece nos dias 22, 24 e 25 de fevereiro, das 9h às 12h30, e é dedicada aos pequenos foliões e seus familiares.

    O IRA! lançou na sexta-feira (14), a inédita "O Amor Também Faz Errar" (Edgard Scandurra). A música, já disponível em todas as plataformas digitais, é o primeiro single de IRA, primeiro álbum de inéditas desde Invisível DJ de 2007.

    O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) distribuiu, no mês de janeiro, o total de R$ 131,7 milhões para 69 mil autores, músicos, intérpretes, editoras e produtores fonográficos, além das associações de música. Os resultados foram positivos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o valor distribuído foi de R$ 129,5 milhões.

  • SEMANA DE 3 A 16 DE FEVEREIRO DE 2020

    A Maritaca Discos lança Uma Aula com Keith, música da flautista e compositora Léa Freire criada em homenagem ao flautista americano Keith Underwood, por encomenda de Peter Merckle, do Hidden Valley, na Califórnia (EUA). A música está nas plataformas digitais em single e em vídeo no Youtube pela Maritaca Discos

    De 11 a 13 de fevereiro, terça, quarta e quinta, às 19h30, o Sesc Campo Limpo (SP) recebe duas programações do projeto “Somos Muitos Carnavais – Minicurso Sobre Música Popular Afro-Baiana". O evento é grátis, recomendado para maiores de 12 anos e com inscrição na Central de Atendimento.

    De 12 a 14/2, o Sesc Carmo (SP) abre suas portas para o projeto “Estesia”, grupo pernambucano que desenvolve experiências de espetáculos musicais sensoriais que unem música eletrônica, canção brasileira, iluminação cênica e tecnologia.

    A serra gaúcha é palco de 7 a 15 de fevereiro do VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música.  O evento oferece o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.

    O Cultura Livre de sábado (15/2) recebe o cantor China, que conta tudo sobre seu quarto disco solo, Manual de Sobrevivência para Dias Mortos. Nas faixas, ele volta a experimentar ritmos da música regional pernambucana. Além disso, o programa também conta com Lorena Calábria, que fala sobre o seu livro que destrincha o disco Da Lama ao Caos, de Chico Science. Apresentado por Roberta Martinelli, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

    Além de prestar uma homenagem a Dércio Marques, o programa Sr. Brasil de domingo (16/2) recebe Egberto Gismonti e Peninha, que interpretam algumas canções, como "Palhaço", "Sozinho" e "Alma Gêmea". Os músicos convidados são Edmilson Capelupi, com o violão de sete cordas e Pratinha, na flauta. Comandado por Rolando Boldrin, vai ao ar às 9h na TV Cultura.

     

  • SEMANA DE 26 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO DE 2018

    Na quarta-feira (28), Curumin comanda o workshop Bate Brasa, no Sesc Belenzinho (SP).O evento integra a Série Samba Funk e pretende refletir, debater, localizar e esmiuçar a bateria, inserida na cultura brasileira.

    Também na quarta-feira (28), a saxofonista, compositora e cantora norte-americana, Vanessa Collier, que mescla blues e rock, se apresenta com Fred SunWalk, um dos principais nomes do blues brasileiro contemporâneo, no Bourbon Street (SP).

    O Teatro Porto Seguro (SP) recebe o especial de Natal  A Megera Domada – O Musical. A temporada ocorre de sexta-feira (30), a 9 de dezembro, com sessões sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h.

    Em consonância com o Mês da Consciência Negra, o projeto Transversando do Sesc Belenzinho (SP) recebe, na quinta-feira (29),a cantora transgênera negra Candy Mel, para um bate-papo musical. O encontro, que acontece na Comedoria da unidade, às 20h, com entrada franca, conta com  a participação da cantora angolana Jéssica Areias.

    A pesquisadora e musicóloga Danieli Longo Benedetti realiza palestra no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP na quinta-feira (29). Ela  expõe e discute sobre a importância do contexto histórico na criação da produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial.

    A banda andreense de thrash metal, MX, toca seu novo álbum, A Circus Called Brazil, na sexta-feira (30), no Sesc Belenzinho (SP), às 21h30, integrando o projeto Música Extrema da unidade.

    A veterana MX é formada por Alexandre da Cunha (bateria e vocal), Alexandre ‘Dumbo’ Gonçalves (guitarra e backing vocal), Décio Jr. (guitarra) e Alexandre ‘Morto’ Favoretto (baixo e backing vocal).

    O Itaú Cultural (SP) exibe na sexta-feira (30), às 20h, o documentário Zuza Homem de Jazz, dirigido por Janaína Dalri. O filme analisa qual é a influência do jazz na música brasileira e traça um paralelo entre esses dois universos por meio da história de Zuza Homem de Mello, partindo do olhar intimista do crítico musical e referência do jornalismo desse segmento no Brasil. A sessão contará com a presença da diretora e do homenageado.

    Com o tema Negritudes LGBTQIA+, a 5ª edição do Sarau Bixaria Literária ocorre na sexta-feira (30), na Oficina Cultural Alfredo Volpi (SP). Show, performances e intervenções discutem a sexualidade e as perspectivas artísticas na comunidade negra e convida o público para participar com leituras, performances, músicas e intervenções.

  • SEMANA DE 12 A 18 DE NOVEMBRO 2018

    O guitarrista e cantor Guy King se apresenta no Bourbon Street (SP) na terça-feira (13), a partir das 21h30. Nascido em Israel e vivendo hoje em Chicago, Guy é um dos maiores músicos de blues contemporâneo da atualidade.

    O novo livro de poemas do poeta e compositor Abel Silva, Fôlego, será lançado na terça-feira (13), a partir das 19h, no Bar Belmonte do Jardim Botânico (RJ). O livro celebra os 50 anos de sua carreira.

    Os Trovadores Urbanos comemoraram, nesta terça-feira (13), o Dia da Gentileza por meio de uma corrente entre moradores e comerciantes dos bairros paulistanos da Lapa e Perdizes. O grupo distribuirá mais de 1000 envelopes dourados com mensagens gentis para a população desses dois bairros, em pontos estratégicos.

    Inspirado na poesia do cantor e compositor cearense Belchior (1946 – 2017), o espetáculo Na Parede da memória fica em cartaz até dia 28 de novembro, às quartas-feiras, às 21h, no Teatro Itália (SP).

    O projeto VIOLAB, criado com o obojetivo de promover e elevar a arte de tocar violção, ganha versão física em CD e Vinil. O álbum traz alguns dos maiores expoentes do violão instrumental do país, como Yamandu Costa, Chico Pinheiro, Paulo Bellinati, Badi Assad, entre outros.

    O projeto Música nos Hospitais segue sua programação com a apresentação, na quarta-feira (14), às 11h, da Orquestra do Limiarse. O grupos tocará no Instituto de Assistência Médica ao Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe).

    O programa Brasil de Tuhu,que se dedica a ampliar o Mapeamento Nacional de Projetos de Educação Musical, pretendemapear mais de 400 projetos que compartilham do objetivo de contribuir para a ampliação da educação musical e fomentar iniciativas em rede. O questionário da pesquisa está disponível no site www.brasildetuhu.com.br até o dia 14 de dezembro de 2018.

    O projeto Música Extrema do Sesc Belenzinho apresenta no sábado (17), às 21h30, show da banda finlandesa Força Macabra, que homenageia o punk e o metal brasileiro dos anos 80. A apresentação tem abertura com o grupo de hardcore Kovaa Rasvaa, também da Finlândia.

    Na última quarta-feira (7) o auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) foi palco da uma celebração dos 160 anos do Tratado firmado entre Brasil e Turquia. Conduzida pelo maestro e pianista turco, Erol Erdinç, o concerto teve como tema Música, a ponte da Amizade.

    A cantora Anna Setton lançou, na sexta-feira (9), Toada (Edu Sangirardi / Anna Setton), segundo single de seu álbum de estreia.

    Os sambas e personagens imortalizados nas canções do sambista Adoniran Barbosa, que retrataram à zona leste de São Paulo, são tema de exposição gratuita na Estação Corinthians-Itaquera do Metrô.

    Léa Freire apresenta Cartas Brasileiras com orquestra local no Guimarães Jazz 2018, em Portugal, na quarta-feira (14).

  • SEMANA DE 8 A 14 DE OUTUBRO DE 2018

    A cantora Anna Setton acaba de lançar o single Baião da Dora, com direito a vídeo em seu canal no youtube. Composta com o marido, o pianista Edu Sangirardi, a música está disponível no Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, Google Play, Napster e Tidal, além de outras 100 lojas digitais.

    Maria Alcina é a convidada da série Em Primeira Pessoa do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, na segunda-feira (8). Na ocasião, a cantora conversa com o público sobre sua trajetória.

    Ney Matogross e Zeca Baleiro participam da edição deste ano do Digital Music Experience (DMX) que ocorre  no Rio de Janeiro, de terça (10) a quinta-feira (11) na Universidade Estácio de Sá, no campus Tom Jobim. Ao todo serão mais de 24 horas de programação gratuita com música e talks que trazem discussões e experiências sobre o mercado das artes e tecnologia.

    A banda austríaca Saint Chameleon faz show de lançamento do álbum Mockingbird  no Sesc Pompeia (SP), na quarta-feira (10).

    A cantora de Maputo, Lenna Bahule, comanda quatro encontros na Casa-Museu Ema Klabin (SP), a partir de quinta-feira (11) sobre o universo da cultura popular de Moçambique. O evento integra a última temporada do ano da série Tramas Culturais e ocorrerá sempre às quintasfeiras, a partir das 19h30.

    De sexta-feira (12) a domingo (14), sempre às 15h, o Teatro Alfa (SP) recebe a segunda edição do Festival Nacional Rock For Kids, com bandas covers de grupos como os Rolling Stones, Beatles e Ozzy Osbourne, além de participação especial dos rockeiros brasileiros Marcelo Nova, Supla e banda Ultraje a Rigor. A festa será comandada pelo Sr. Rock e o Sargento Pimenta.

    O Show da Luna, AO VIVO! será apresentado na sexta-feira (12), às 11h, no Auditório do Ibirapuera (SP). Criada e dirigida por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, a peça é uma produção do núcleo teatral da TV PinGuim. As canções são de André Abujamra e Márcio Nigro.

    O espetáculo infantil Alice – O Musical faz temporada de 13/10 a 25/11, aos sábados e domingos, às 15h, no Teatro Porto Seguro (SP).

    Durante todo o mês de outubro, a Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus) exibe em seu canal no Youtube a websérie Crianças Abramus.

    Dedicada aos criadores que fazem arte para os públicos infantil e juvenil, a websérie é apresentada pela atriz Maria Lucia Priolli. Os convidados da série são o compositor e cantor Zé Renato, a autora e diretora teatral Karen Acioly, a cantora e compositora Cristina Mel e a dupla Kleiton & Kledir.

  • SEMANA DE 1.º A 7 DE OUTUBRO DE 2018

    O jornalista e crítico João Marcos Coelho ministra o curso Música & Exílio no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF/SP), a partir de quarta-feira (3), no qual apresenta um exame das condições em que compositores exilados, entre os séculos 17 e 21, criaram obras-primas da História da Música.

    A cantora e regente Dani Mattos ministra nas quartas-feiras de outubro o curso Por quê Ópera Hoje?, abertos ao público em geral. O curso ocorre no Atelier Paulista, em Pinheiros (SP).

    Inspirado na poesia do cantor e compositor cearense Belchior, o espetáculo Na Parede da memória faz temporada de 3 de outubro a 28 de novembro, quartas-feiras, às 21h, no Teatro Itália (SP).

    BNegão Trio realiza turnê nos bairros periféricos de São Paulo. Os shows são gratuitos e ocorrem em outubro e novembro. A estreia ocorre no sábado (6), às 20h, na Casa de Cultura do M’Boi, Piraporinha.

    A 2.ª edição do Sintonias Canadá-Brasil Music Fest apresenta o multiculturalismo canadense em noite especial no Bourbon Street (SP), na quinta-feira (4), com entrada franca. Uma das atrações é o canadense Eric St. Laurent Trio, que vem pela primeira vez ao Brasil e traz o groove dos ritmos afro-cubanos combinado com elementos de jazz e blues.

    O grupo convidado do mês de outubro do projeto Refúgios Musicais no Sesc Belenzinhoé Maobé, que vem do Togo. A apresentação ocorre na quinta-feira (4), às 20h, na Comedoria. O tema é Terra de Nossos Ancestrais, um show de performático de percussão, música e dança da etinia Ewe. A entrada é grátis.

    Unindo o conceito do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925 – 2017) e músicas compostas por Marcelo Jeneci juntamente a seus parceiros musicais ao longo de sua carreira, Canções para Amores Líquidos faz sessões extras na Cia. da Revista: sexta-feira (5) e sábado (6), às 21hs, e domingo (7), com duas sessões: às 17h e 20h.

    Os Trovadores Urbanos convidam as crianças para celebrar o mês das criancaçs na Casa dos Trovadores Urbanos, na programação do projeto Seresta de Sexta.

    No sábado, o cantor e compositor texano Darrell Nulisch sobe ao palco do Sesc Belenzinho (SP), para apresenta show que integra a programação do projeto Leste Blues.

  • SEMANA DE 17 A 23 DE SETEMBRO DE 2018

    Solano Ribeiro, criador dos famosos festivais de música na década de 60, lança seu livro Prepare seu Coração (Kuarup), revisado e com novas histórias de bastidores, na Livraria da Vila do Conjunto Nacional (SP), na terça-feira (18), a partir 19h.

    O Coral Paulistano, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, apresenta repertório de grandes nomes da Música Coral Francesa na Sala do Conservatório, Praça das Artes (SP), na terça-feira (18), às 20h.  A regência é de Naomi Munakata e de Maíra Ferreira.

    Na quarta-feira (19), o projeto Transversando do Sesc Belenzinho (SP) recebe o performer de carreira internacional Ikaro Kadoshi. O encontro, que tem ainda participação da cantora e compositora Karin Martins, acontece na Comedoria da unidade, às 20h, com entrada franca.

    Iniciado em 2017, o bate-papo musical convida personalidades do mundo LGBTQI que falam sobre suas trajetórias como ícones de resistência, inseridxs na cultura contemporânea, alternando os depoimentos e conversas com músicas de artistas que acompanham estas experiências, tocadas ao vivo.

    O músico paraibano Val Macambira faz dois shows de lançamento de seu novo álbum autoral, Catharina, em SP. Na quinta-feira (20), a apresentação ocorre no Brazileria, na Lapa, às 21h. Já na sexta-feira (21), o artista e sua banda tocam no Tendal da Lapa, às 19h

    A cantora Roberta Campos participa do show de lançamento de Kebrada, da cantora Elida Aleida, que ocorre na sexta-feira (21), às 21h, no Sesc 24 de Maio (SP).

    Também na sexta-feira (21), o grupo Trovadores Urbanos apresenta o espetáculo Música e Meditação no Escuro. Neste mês, o evento ocorre na Unibes Cultural, no Sumaré (SP), e o  convidado é o monge Daniel Calmanowitz.

    O projeto Baterias Brasileiras do Sesc Belenzinho (SP) – que propõe um panorama da evolução da bateria no Brasil – apresenta uma série de atividades como tributo ao instrumento. Abrindo o evento, na quinta-feira (20), o maestro e baterista Dino Verdade comanda o Concerto de Bateristas que reúne 20 instrumentistas. Já na sexta-feira (21), Rodrigo Digão Braz Quinteto toca os chamados ‘sambas universais’, e Giba Favery Quinteto encerra com o espetáculo com show baseado em discos de Dom Um Romão (1925-2005).

    Lia de Itamara leva sua Ciranda de Ritmos ao Sesc Santo André (SP), no sábado (22),às 20h. Considerada como um referência nacional quando o assunto é ciranda, Lia,nos últimos anos, levou suas cirandas para as capitais do país e mundo afora, a fim de transmitir esta tradição a diversos povos.

    A produção do espetáculo Aparecida – Um Musical realiza nesta semana processo de audição para a escolha do elenco que contará a história da santa Padroeira do Brasil.

    A peça, com autoria de Walcyr Carrasco e direção de Fernanda Chamma estreia em março de 2019, no Teatro Bradesco (SP). Os 250 atores que vão participar do processo foram pré-selecionados, dentre mais de 700 inscritos, pelo site do espetáculo.

  • SEMANA DE 10 A 16 DE SETEMBRO DE 2018

    Gal Costa acaba de lançar single do seu próximo álbum, uma composição inédita de Dani BlackSublime remete às pistas de dança dos anos 70 e fará parte do disco A pele do futuro, previsto para fim de setembro. A música pode ser ouvida em todas as plataformas digitais.

    A banda RockBoxx e a Allegro Orquestra apresentam o show beneficente Tributo ao Rock ‘n’ Roll na terça-feira (11) no Teatro Fernando Torres (do Colégio Agostiniano Mendel), no Tatuapé (SP).

    O espetáculo irá homenagear as estrelas do rock, como, por exemplo, Led Zeppelin, Deep Purple, Elvis, Ozzy, Van Halen e Kiss, Queen. Ao mesmo tempo, vai reverenciar Raul Seixas, o “pai do rock brasileiro”, trazendo como convidado especial seu maior representante e amigo, Amorim Menezes.

    A cantora Vanessa Jackson é a convidada do evento beneficente que o Hospital Dom Alvarenga, no bairro paulistano Ipiranga, realiza na sexta-feira (14) em comemoração aos 15 anos do Programa Saúde e Alegria.

    O pesquisador Bruno Sanches Baronetti apresenta, por meio da escuta de canções, uma discussão sobre o regime militar brasileiro, procurando compreender o processo de formação da MPB e as mudanças estéticas vivenciadas por ela durante o período. São dois encontros: um na quinta (13) e outro na sexta-feira (14) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP.

    O instrumentista e compositor paulistano Emiliano Sampaio, radicado atualmente na Áustria, está no Brasil para temporada de dez shows em três estados.Ele mostra sua versatilidade em três formações distintas: Power trio, Big Band e Banda Pop. O músico se apresenta nas cidades de São Paulo, Natal, Joao Pessoa e Campinas.

    O cantor Sérgio Reis estará na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (RJ), na sexta-feira (14), às 19h, para o lançamento do livro Sérgio Reis: Uma vida, um talento, de Murilho Carvalho. O autor narra a surpreendente vida do cantor sertanejo, revelando um artista multifacetado e passando em revista episódios marcantes da música brasileira

    O compositor Jonathan Silva integra o Gabiroba – Roda de congo, que se apresenta no sábado  (15), às 19h, na Praça do Sesc 24 de Maio (SP). Além dele, Aline Fernandes, Andressa Firmino,  Palomaris Mathias, Reinaldo Meneguim, Rubens Consulini, Vanessa Ariene Pereira, Verlúcia Nogueira do Nascimento e Vivian Maria participam da roda.

  • SEMANA DE 3 A 9 DE SETEMBRO DE 2018

    Zeca Baleiro participa da série Em Primeira Pessoa do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP na terça-feira (4), às 19h30. Na ocasião, ele conversa com o público sobre vida e carreira.

    Também no CPF Sesc, e também na terça-feira (4), a historiadora francesa Anaïs Fléchet ministra palestra  a partir das 19h. Com o tema Madureira Chorou em Paris: Música Brasileira na França, ela descreve com detalhes o trajeto da música brasileira em sua difusão e seu impacto na cena cultural francesa, da Belle Époque até seu auge, nas décadas de 1970 e 1980.

    A percussionista Lan Lanh e o DJ Deeplick recebem o músico Otto no Pátio SP, na 3ª edição do Batida Nacional, na terça-feira (4), a partir das 17h.

    Os músicos da Orquestra do Limiar (sob a batuta do médico e maestro Samir Rahme) se apresentam no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (SP), na quarta-feira (5), às 11h. A apresentação integra o projeto Música nos Hospitais.

    A primavera antecipada dos Trovadores Urbanos vai homenagear os turistas de São Paulo, durante os meses de setembro e outubro, nas Seresta de Sexta, com flores e o melhor da música brasileira.

    A Seresta de Sexta é um evento gratuito que acontece todas as sextas-feiras na Casa dos Trovadores Urbanos, no bairro paulistano de Perdizes, região oeste da capital.

    O grupo colombiano La Mambanegra se apresenta na sexta-feira (7) no Sesc Pompeia (SP). Criada e dirigida pelo compositor, produtor, saxofonista e vocalista Jacobo Velez 'El Callegüeso' em 2012, La Mambanegra figura entre as 5 melhores bandas colombianas, de acordo com a revista Billboard.

    De sexta-feira (7) a domingo (9), às 16h, o Sesc Vila Mariana (SP) recebe o músico Márcio de Camillo com o espetáculo Crianceiras – Mario Quintana, lançado em 2015 e concorrente ao Prêmio da Música Brasileira 2016 na categoria Melhor Álbum Infantil. Na faixa.

     

  • SEMANA DE 27 DE AGOSTO A 2 DE SETEMBRO DE 2018

    Gilberto Gil é o convidado do projeto Conexidade, que será lançado nesta segunda-feira (27), no OI Casa Grande, no Rio de Janeiro. O projeto une arte, tecnologia e esporte para despertar novos olhares sobre as pessoas e a cidade. Gil vai mostrar um pouco do que produziu nos seus mais de 50 anos de carreira.

    O tubista David Zambon, diretor do Conservatório de Música, Dança e Teatro Marcel Dupré da cidade francesa Meudon, faz concerto gratuito na segunda-feira (27), na Aliança Francesa de SP, acompanhado dos músicos brasileiros Marcia Fukuda Uhlemann (violino), Renan Mendes (flauta) e Henrique Simões (piano). A apresentação encerra o Projeto de Residência Artística do qual o músico francês participou a convite da Aliança Francesa.

    Ocorre, de terça-feira (28/8) a domingo (2/9) a MAX - Minas Gerais Audiovisual Expo, em Belo Horizonte, que reúne empresas e profissionais de audiovisual, games, música, tecnologia e informação. O evento vai debater temas como a monetização, a defesa dos direitos autorais e os meios possíveis para arrecadar e fiscalizar o uso das trilhas sonoras em obras audiovisuais, entre outros.

    O Centro Cultural Justiça Federal, o Centro da Música Carioca e Casa de Pedra – todas no Rio de Janeiro -  receberão, de 28 de agosto a 27 de setembro, Victor Biglione Trio, Caravela Escarlate, Sleepwalker Sun, Únitri, Arcpelago e Laranja Boreal. As apresentações integram a programação da CaRIOca ProgFest que promove o rock progressivo do Rio, reunindo expoentes do gênero em diferentes palcos da cidade.

    O pianista André Mehmari faz os shows de abertura nas apresentações que os pianistas cubanos Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba fazem nos dias 29 (quarta-feira) e 31 (sexta-feira), na Sala São Paulo, em SP, e na Sala Cecília Meireles, no Rio, respectivamente.

    A Banda Sinfônica do Exército faz apresentação gratuita no Auditório Ibirapuera (SP) na sexta-feira (31) e traz o trombonista italiano Peter Steiner como solista. Sob regência do tenente José Roberto Fabiano, o grupo sinfônico apresentará o Concerto para Trombone de Derek Bourgeois, escrito especialmente para o solista convidado.

  • SEMANA DE 20 DE 26 DE AGOSTO DE 2018

    O Sesc Carmo (SP) promove, na segunda-feira (20), às 18h, o bate-papo mediado por Gil Marçal, com Maria Livia de Tommasi e Renata Prado, em que será abordado o crescimento do funk no Brasil, as novas formas de trabalho e a alteração do funcionamento da indústria cultural gerados por esse segmento.

    Dirigido por Leonardo Domingues, o  filme Simonal será exibido na mostra competitiva do 46.º Festival de Cinema de Gramado na segunda-feira (20).

    O quarto e último episódio sobre MPB da série Cale-se convida nomes, como Joyce e Fátima Guedes, a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina.

    Joyce comenta, por exemplo, o caso da sua música Eternamente grávida, citando exemplos de palavras usadas na canção que não foram admitidas pelo regime. O programa vai ao ar na ‘Segunda da Música’ (20), no canal Curta!.

    Na quarta-feira (22), o compositor e maestro Tato Fischer comanda, a partir das 20h, mais uma edição do sarau QuartaQuarta no TOP Teatro, Rua Rui Barbosa 201, Bixiga/SP.

    Arnaldo Antunes e Antonio Cícero estão em episódio inédito de Palavras Permanecem  na Quinta do Pensamento (23), às 23h, no canal Curta!.

    A violonista argentina Paola Picherzky é a convidada do Violão e Ponto na Casa-Museu Ema Klabin (SP), no sábado (25), às 16h30. O evento gratuito fará parte do programa Tardes Musicais.

    No sábado (25), ocorre mais uma edição do Sarau Sopa de Letrinhas, no Julinho Clube, na Vila Madalena (SP). Além do lançamento do livro Almar, da poeta Silvia Camossa, o músico Tato Fischer faz pocket show do CD Branca Bandeira.

     

     

  • SEMANA DE 13 A 19 DE AGOSTO DE 2018

    A MPB Calada, novo episódio da série Cale-se - A censura musical no Brasil, estreia na Segunda da Música (13), às 20h, no Canal Curta!.

    O DJ Marcelo Botelho, em parceria com a ONG Vida Jovem, realiza uma oficina de DJ e Produção Musical gratuita para jovens de baixa renda do entorno do bairro paulista Ipiranga, a partir desta segunda-feira (13), o CEU Parque Bristol (SP).

    O pianista italiano Stefano Bollani apresenta seu primeiro álbum solo, Que Bom, no Bourbon Street (SP), na terça-feira (14). O álbum, que teve participação de Caetano Veloso e João Bosco, entre outros brasileiros, acaba de ser lançado na Europa.

    O Sesc Carmo (SP) promove oficinas e debates sobre o funk como cultura e expressão feminina em sua programação de agosto. Na terça-feira (14), ocorre  debate com MC Cacau RochaMC Poneis sobre o Funk como cultura, expressão feminina e resistência.

    Na quarta-feira (15), no Teatro da USP (TUSP) e Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), ocorre o lançamento do livro Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens, obra que destaca o legado do grupo de rap Racionais MC’s.

    A 24.ª edição do Rio International Cello Encounter ocorre no Rio de Janeiro, Niterói, Volta Redonda, Cabo Frio e Florianópolis até 20 de agosto, com espetáculos gratuitos nos principais espaços culturais das cidades.

    O festival internacional, que ocorre há mais de duas décadas, promove concertos de expoentes nacionais e internacionais da música, dança e artes visuais.

    Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik são os convidados, na quinta-feira (16), na estreia  da série documental Palavras Permanecem, no Canal Curta!. A direção é de Renata Druck, que também assina o roteiro com Luis Ludmer.

    Ná e Wisnik falam sobre o uso da voz como instrumento, a importância e a descoberta da canção, a forte relação de amizade e a passagem do tempo.

    As inscrições para o Samsung E-Festival Instrumental terminam nesta quarta-feira (15). Para participar, bandas com até cinco integrantes ou artistas solos maiores de 18 anos podem acessar o site do concurso.

    Também se encerram nesta quarta-feira (15), as inscrições para o Prêmio MIMO Instrumental 2018. Podem se inscrever jovens artistas entre 18 e 35 ans nas categorias de música popular e de câmara.

    Suassuna – O Auto do Reino do Sol reestreia na sexta-feira (17) em curta temporada, no Teatro Porto Seguro (SP). O musical tem canções inéditas de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho.

    O acordeonista erudito italiano Mirco Patarini apresenta o recital Fisarmonica per concerto no Circolo Italiano (SP), no domingo (19).

  • SEMANA DE 6 A 12 DE AGOSTO

    O rapper, compositor, produtor, ator e apresentador Thaíde é o convidado da série Em Primeira Pessoa do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo na segunda-feira (6). Na ocasião, ele conversa com o público sobre seus trinta anos de carreira.

    A temporada 2018 do projeto Música nos Hospitais tem início na quarta-feira (8), às 11h, no Hospital São Paulo, que comemora 80 anos de atividade. Iniciativa da Associação Paulista de Medicina, o projeto – existente há 13 anos – prevê, até dezembro, 13 apresentações gratuitas em diferentes instituições dos Estados de São Paulo, Bahia e Ceará.

    O Grupo Azul do CORALUSP apresenta uma seleção de clássicos dos Beatles no Programa Tardes Musicais, da Casa-Museu Ema Klabin (SP) no sábado (11), às 16h30.

    A soprano brasileira Carla Cottini radicada na Itália chega ao Brasil para três compromissos. Entre eles, participação especial no Festival Vermelhos de Ilhabela (SP), no sábado (11), quando se apresentará em dueto com o pianista Ricardo Ballestero.

    No domingo (12), às 16h30, o Sesc Vila Mariana (SP) recebe o Grupo Luceros, apresentando o projeto Luceros Dança Toninho Ferragutti. O espetáculo, que circulará também pelas unidades Sesc do interior, acontece gratuitamente na Praça de Eventos da Unidade.

    O espetáculo, com música executada pelos músicos Alexandre Ribeiro, Beto Angerosa e Zé Alexandre Carvalho, direção musical do próprio Toninho Ferragutti e direção geral da bailarina, atriz e diretora, Clarisse Abujamra, passeia pela multiplicidade de informações e linguagens capaz de trazer à tona os variados sentimentos que permeiam o flamenco e acabam por ser temperados com o gênio brasileiro.

    O cantor e compositor Zé Guilherme lança seu primeiro single Alumia, que antecipa o álbum comemorativo de seus 20 anos de carreira.  Alumia dá nome também ao quarto CD do cantor, que será lançado em breve. Após gravar, em 2015, um disco em homenagem a Orlando Silva, o artista apresenta álbum autoral, no qual assina a maioria das composições.

    O educador e violonista Max Riccio está lançando o guia O Violão entrou na roda: um guia prática pra iniciantes, fruto de suas pesquisas acadêmicas ao lado de pesquisadores, como Ermelinda Paz e Nicolas de Souza Barros.

    De 10 a 14 de agosto, a pesquisadora, cantora e regente Dani Mattos ministra a oficina Villa Lobos Para Todos para educadores da rede estadual das cidades de Guararapes, Andradina e Fernandópolis. As atividades formativas fazem parte da 4ª  edição do Festival de Música Instrumental (MIA) que acontece na cidade de Araçatuba entre os dias 23 e 26 de agosto.

  • SEMANA DE 23 A 29 DE JULHO DE 2018

    O Itaú Cultural (SP) sedia, na 4.ª-feira (25), mais uma edição do Brechas Urbanas, a partir das 20h. Desta vez, o tema abordado no debate mensal, mediado pela jornalista Natalia Garcia, é o papel político da música nas cidades.

    Para a ocasião, foram convidados três músicos com diferentes atuações: a cantora Luedji Luna,uma das criadoras do projeto Palavra Preta, que reúne compositoras e poetisas negras de todo o Brasil, o vocalista da banda Inocentes, Clemente Nascimento, que vivenciou nos anos 80 o surgimento do movimento punk em São Paulo, e Leo Bianchini, integrante do 5 a Seco, que trabalha junto a imigrantes e refugiados, no projeto chamado Músico Cidadão.

    O Prêmio da Música Brasileira divulgou a lista de indicados de sua 29ª edição. Curiosamente, Chico Buarque já garantiu um troféu antes mesmo de os vencedores serem anunciados no Theatro Municipal, no dia 15 de agosto. Com quatro indicações, ele concorre sozinho na categoria Melhor Canção, com faixa-título CaravanasMassarandupió (dele e de Chico Brown) e Tua Cantiga (dele e de Cristóvão Bastos).

    Chico também disputa com Dori Caymmi (Voz de Mágoa) e João Bosco (Mano que Zuera) o prêmio de Melhor Álbum, com Caravanas.

    O jornalista musical Humberto Finatti é o convidado do Centro de Formação e Pesquisa (CPF/SESC),na 5.ª-feira (26), na série Autografias, que mensalmente promove encontro de autores e público.

    Finatti começou na imprensa musical em 1986 e passou pelas redações (como repórter ou colaborador) de revistas como Somtrês, IstoÉ, Bizz, Interview e Rolling Stone Brasil, entre outros veículos de comunicação. Em novembro do ano passado, ele lançou seu primeiro livro,  “Escadaria para o inferno”, no qual desvela, em 20 capítulos, algumas das mais absurdas, malucas e bizarras aventuras vividas ao longo de sua trajetória alucinada na imprensa musical e cultural brasileira.  

    No sábado (28), às 20h, e domingo (29), às 16h, o Big Youth e Leroy “Horsemouth” Wallace realizam tributo ao filme Rockers ao lado de Kiddus I, Kush Art, Lloyd Parks & We The People Band. Os shows são gratuitos, em espaços abertos e livres para todos os públicos e ocorrem, respectivamente, no Sesc Campo Limpo e no Sesc 24 de Maio,em SP

  • SEMANA DE 9 A 15 DE JULHO

    O artista plástico Elifas Andreato autografa nesta 3.ª-feira (10) seu livro Traços e Cores Elifas Andreat 50 anos de carreira na Livraria da Vila da Alameda Lorena. Elifas é responsável pela ilustração de diversas capas de discos, como os de Chico Buarque, Clementina de Jesus, Paulinho da Viola, entre outros.

    Na 4.ª-feira (11), tem mais uma edição do projeto Talento MPB, no Bar Brahma, a partir das 21h.O convidado da noite é o cantor Bavini, que retorna à casa pela segunda vez.

    Nas sextas-feiras de julho, os Trovadores Urbanos apresentam a Seresta de Sexta, na Casa dos Trovadores (SP). Os Trovadores Urbanos cantam repertório que embalam a cidade de São Paulo há 28 anos.

    Na sexta-feira (13), o maestro e pianista Nelson Ayres sobe ao palco do Sesc Pinheiros (SP), acompanhado de sua big band.

    A banda de reggae Alma Livre lança clipe da música Paciência do último disco, Deixe Brilhar. A canção é conhecida na voz de Lenine que também é o compositor.

    O Bloco Exagerado homenageia os 28 anos de falecimento de Cazuza no Teatro Rival Petrobrás (RJ), no sábado (14). O show une o rock nacional ao ritmo do carnaval em comemoração ao Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13/7).

    No sábado (14), a cantora Ceumar apresenta a aula-espetáculo, A canção, o feminino e a música brasileira, na Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana(SP). A mediação é de Lauro Henriques Jr. e Valdir Maia. Na faixa.

    O cantor e compositor de Niterói (RJ) Fred Martins, que mora atualmente em Portugal, está no Brasil para uma série de shows. Depois de se apresentar no Rio de Janeiro, ele se apresenta no final de julho no Auditório Ibirapuera,em São Paulo.

  • SEMANA DE 16 A 22 DE JULHO DE 2018

    Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do festival de música universitária do Brasil, o FUN MUSIC. Composições de qualquer ritmo musical podem ser inscritas no site www.funmusic.com.br até o dia 3 de agosto e cada compositor/banda pode inscrever duas músicas.

    Com influência das músicas paraense e baiana, Flor do Sonho é o primeiro single do quarto disco de Saulo Duarte- da banda A Unidade. Flor do Sonho está lançada digitalmente e conta com um lyric video. 

    Documentário Candeia estreia no canal Curta! na Segunda da Música (16), às 22h05, e presta homenagem aos 40 anos da morte do sambista. Dirigido por Luiz Antonio Pilar, o filme conta com depoimentos de outros grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Arlindo Cruz.

    Já o canal Arte 1 estreia, também na 2.ª-feira (16), O Tempo e a Música: Depois do Fim da Canção, quinta temporada da série documental dedicada à música brasileira. O foco desta vez é a reflexão sobre a origem e transformação da canção nacional.

    A estreia da série Work in Progress - Por Dentro da Osesp, que ocorreria na 5.ª-feira passada (12), às 20h30, foi adiada para esta 5.ª-feira (19), no mesmo horário.

    Na 3.ª-feira (17), o Pátio SP, bar localizado na Vila Madalena, abre a temporada do Batida Nacional, que mistura gêneros e ritmos brasileiros que se somam às batidas da percussão, da música eletrônica e de outros artistas. A temporada vai acontecer todas terças, às 17h. Para a noite de estreia, Augusto Swing, artista convidado, sobe ao palco das 18h às 21h, com repertório de músicas de Jorge Ben Jor.

    Nas quartas-feiras de julho, a Turma do Pagode leva ao Templo Music, no bairro paulistano da Mooca, o show Misturadin.

    O Sesc 24 de Maio apresenta na 5.ª-feira (19), às 18h30, o Jardim Sonoro com o instrumentista, DJ e beatmaker Master San. A discotecagem, que acontece no 11º - Jardim da Piscina com seu espelho d´água, café e uma vista de grande parte da cidade, é livre e gratuita.

    A cantora, compositora, instrumentista e ícone da MPB Tetê Espindola,apresenta uma aula-éspetáculo na Praça de Eventos da Sesc Vila Mariana (SP), no domingo (22), às 16h. A mediação é de Zuza Gonçalves.

    O litoral do Alentejo (Portugal) recebe o Festival Músicas do Mundo (FMM), que ocorre entre 5.ª-feira (19) e domingo (22), na cidade de Porto Covo, e de 23 a 28 de julho, em Sines. O evento reúne artistas de todos os cantos do globo. O Brasil também está representado por BaianaSystem, Cordel do Fogo Encantado, Karina Buhr e Tulipa Ruiz.

  • SEMANA DE 2 A 8 DE JULHO DE 2018

    O grupo Dose Certa se apresenta no Bar Aurora, no Itaim (SP), após o jogo da seleção brasileira contra o México, na 2.ª-feira (2). No repertório, clássicos do samba em homenagem a grandes sambistas, como Cartola, Zeca Pagodinho, entre outros. O jogo começa às 11h

    Nas quartas-feiras de julho, o grupo Turma do Pagode leva ao Templo Music (SP) o show de seu décimo álbum de carreira, Misturadin.

    O violonista Luis Leite está lançando o videoclipe Despedida, música do seu último CD Vento Sul, lançado em janeiro. O videoclipe foi filmado num casarão antigo, no Largo do Boticário (RJ).

    De 3 a 17/7, o produtor Jovem Palerosi ministra o curso Produção Musical e Live Performance no Sesc Vila Mariana (SP), sempre às terças e sextas-feiras. O curso mistura teoria, conceito e prática na busca por expandir o conhecimento e as possibilidades criativas dos participantes para a realização de produções autorais, remixes, performances ao vivo e criações multimídia.

    Neste mês, a Secretaria Municipal de Cultura promove uma programação especial em homenagem ao Dia Mundial do Rock, comemorada em 13/7. Centros Culturais e Casas de Cultura recebem artistas de todo o Brasil que representam este gênero musical.

    Entre os destaques, estão as bandas Far From Alaska, que se apresenta no Centro Cultural São Paulo na 4ª-feira (4). Além de shows, a programação conta com exposição, feiras, workshops e discotecagem.

    Fundador do grupo Secos & Molhados, Gerson Conrad retorna com disco de carreira após 37 anos. Lago Azulreúne composições inéditas compostas ainda na década de 1970 e outras mais recentes. O último disco lançado por Gerson foi Rosto Marcado, de 1981.